Passado Presente

“Passado Presente” é um documentário sobre uma colônia de pomeranos, que se estabeleceu no final do século XIX em uma região remota e montanhosa no estado do Espirito Santo. Esta colônia permaneceu isolada durante quase cem anos. O documentário é uma viagem no tempo e na história de um povo e tem como foco a preservação de uma cultura e um idioma que já não existe mais em seu lugar de origem.

“Passado Presente” foi lançado no ano 2000 na Mostra “Brasil 500 anos-Republica das Etnias: Mês da Alemanha”, organizado pelo Museu da Republica e o Instituto Goethe. O documentário participou de festivais etnográficos no Brasil e na Alemanha, entre eles o Freiburg Film Forum e a mostra “Um Olhar Estrangeiro” organizada pelo Instituto Goethe em Munique (2002).

Ganhador do “Prêmio de Melhor Documentário Brasileiro-1999/2000 concedido pela Associação Brasileira de Documentaristas-RJ, Prêmio Manuel Diegues Júnior (pela contribuição à área etnográfica) na 7a Mostra Internacional do Filme Etnográfico do Rio de Janeiro (2000) e Prêmio Especial do Júri no 7º Vitória Cine-Vídeo.