APRENDA POMERANO CONHECENDO NOVAS PALAVRAS # 04 Dai Krüütsweeg

KRÜÜTSWEEG – ENCRUZILHADA

Certamente muitas pessoas já se depararam num  KRÜÜTSWEEG ( encruzilhada) sem placa para se  orientar. A decisão para seguir caminho, depende de cada um, da direção que vai tomar para chegar ao destino esperado.  Assim é a vida. Não há caminho concluído, o caminho se faz ao caminhar. Cada um, vai traçando o seu caminho, sua trilha, sua história pessoal cheia de acertos e erros, de momentos felizes e tragos amargos.

Lembro muito bem de quando era criança, na sala da casa de  meu padrinho de batismo (como na maioria das casas pomeranas)  um quadro  de Charlotte Reihlen chamado “O caminho largo e o caminho estreito” DAI BRAIR WEEG UN DAI SMAL WEEG.

O caminho largo, ladeado por cassinos e outras casas de diversão, era plano, não exigia esforços, mesmo assim havia carruagens, parecia atrativo. E no fim dele estava o inferno. Quem optasse por essas facilidades da vida, terminava no inferno.

Ao lado do caminho largo, tinha um caminho estreito, de difícil acesso, com uma baita subida, sem comodidade nenhuma, pinguelas sobre córregos, feras ameaçando… Mas no final, quem seguia por ele chegava ao céu. Na época, eu achava que  realmente todos teriam que passar pelo caminho da foto para chegar ao céu. Esta era a mensagem que a imagem do quadro me transmitia.

Hoje me pergunto:  “O que de fato vem a ser o céu himel  ou o inferno höl ?” Em um mundo com tanta desigualdade, com tanta injustiça e com tanta corrupção… Quem está no Caminho Largo? E no Caminho Estreito? Qual será o destino de cada um?

Quero crer que dependerá exatamente de nossas ações, da escolha que cada um fizer.